Qual a importância dos dois juntos?
A atuação do RH e Departamento pessoal dentro de uma organização visa entre outros aspectos, o equilíbrio entre as necessidades do empregador e dos colaboradores.
É comum que muitos confundam RH e Departamento Pessoal. Apesar de possuírem demandas distintas, os dois caminham juntos para assegurar que a organização cumpra a legislação trabalhista e atenda às necessidades do colaborador, pensando sempre na excelência dos serviços prestados.
Aqui apontamos algumas diferenças entre o RH e o Departamento Pessoal:
O primeiro é responsável em realizar recrutamento e seleção, atrair e reter talentos, realizar integração para a adaptação e conhecimento do novo colaborador no ambiente de trabalho, realizar treinamentos constantes para oferecer oportunidades de crescimento junto à OSC, além de proporcionar um ambiente de trabalho sadio, o que contribui para a retenção de talentos.
Já o segundo visa o cumprimento das obrigações legais e trabalhistas e tem como atribuições a folha de pagamento, férias, 13º, gestão de benefícios, controle de ponto, cumprimento das obrigações no eSocial, entre outros, sempre em acordo com a legislação trabalhista.
Sabem a importância dos dois juntos?
Buscam manter o equilíbrio entre as metas da organização e os direitos dos colaboradores. Enquanto o RH busca a motivação da equipe, o DP garante que seja tudo realizado em conformidade com a lei.
Por isso, manter dentro da organização um RH e Departamento Pessoal estruturado é necessário para o crescimento da mesma, cuidar das pessoas que fazem parte dela é o primeiro passo para o alcance dos objetivos.
É gratificante atuar nessa área quando percebemos que fazemos a diferença de alguma forma, ao ver o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo, na resolução de conflitos, na aprendizagem que não cessa.
É estar no coração da organização, é uma área que exige responsabilidade e oferece um propósito de crescimento e aprendizado.
– Luciana Rocha – Coordenadora de DP & RH